sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chega de minhocas

Quando ficamos grávidas ouvimos milhões de comentários sobre noites mal dormidas, cólicas, refluxo, vacinas e por ai vai. Pessoas expressando suas opiniões e dando conselhos é o que não falta. E é nesse clima fantástico que vão se criando várias minhocas na nossa cabeça de grávida de primeira viagem. Se deixar, a gente passar o dia no Google. Realidade!

Que cuidar de menino é mais fácil que cuidar de menina todo mundo sabe.
É fato e eu concordo. Na minha breve experiência como irmã mais velha e tia posso dizer que realmente é diferente e mais fácil cuidar de menino, mas eles ( el ninõs ) também precisam de certos cuidados bem complicadinhos.

Não fique muito feliz quando disserem para você que trocar fraldas de meninos é muito mais fácil que de meninas. Tem muitas coisinhas ocultas dentro das fraldas dos meninos que ninguém fala, algumas a gente descobre na prática mesmo.

Direita ou esquerda
Nem direita nem esquerda, o pipi do filhote tem que ficar para baixo quando você fechar a fralda. O Heitor, recém nascido ainda, usava uma das melhores marcas de fralda, mas no meio da noite o xixi sempre vazava dos lados. E eu achava que era porque ele dormia de lado (_Santa Ignorância Batman!_). Depois de um comentário da pediatra, eu tive uma luz! É claro, deve ser porque o pipi fica de lado, fiz o teste sempre colocando a minhoquinha para baixo e BINGO! Funcionou que é uma beleza! Coisinha simples de fazer, mas de extrema importância que eu nunca ouvi falar e não está em nenhum livro, é ou não é?

Será que dói
Trocar a fraldas e limpar tudo direitinho é fundamental. E é essa nossa “super missão” de mãe, afinal, vamos cuidar de uma coisinha que nós não temos. E tudo pequenininho, delicado e mole, eu tinha um medo danado de machucar os ovinhos de ouro do filhote, então perguntei para quem entende da coisa melhor do que eu: O PAI. “E aí, essa paradinha aqui dói quando eu passo o lenço umedecido assim?”. Ele me tranqüilizou e disse que podia limpar os ovinhos sem preocupações que não ia machucar. Como é que eu ia saber?

Não tire o olho
É piscar o olho que eles fazem xixi bem na hora em que a fralda está aberta. Isso também acontece, exatamente, no dia em que você não coloca o trocador embaixo dele ou resolve trocar no escuro apenas com o abajur ligado. Por isso, é bom ter uma fralda de pano sempre a mão e, o mais importante, não tire o olho do pipi dele. O Heitor já chegou a fazer xixi 2 vezes numa troca de fraldas e lá se foram 3 fraldas de uma vez só, a que estava suja e as outras duas limpas que eu tentei colocar.

Fimose
Pois é, todo mundo já ouviu falar de fimose né. É a dificuldade ou até impossibilidade de expor a glande, ou cabeça do pênis, porque o prepúcio (prega de pele que envolve a glande) estreita a passagem. Nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande. Porém, até os três anos, essa aderência desaparece na grande maioria dos meninos. Apesar de ser comum na infância, pode trazer conseqüências como dor ao urinar, ardência e até o acúmulo de secreções, uma vez retraído sobre a cabeça do pênis não pode ser colocado na sua posição normal causando inchaço e muita dor. E isso significa cuidado, cuidado e mais cuidado! Como minhoca pouca na cabeça de mãe é bobagem, uns dizem que precisa fazer exercício e esticar a “pelinha” porque senão terá que operar, já outros dizem que não se deve esticar a pele porque piora a situação. Nessas horas o melhor mesmo é falar com o pediatra, ele vai examinar a criança e dizer o que fazer. E diga adeus minhocas!

Nenhum comentário: