sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Voltando ao Assunto: Onfalocele

Aproveitando uma consulta de rotina com a minha GO, perguntei se por eu ter nascido com onfalocele (mal formação genética), haveria algum problema para engravidar ou com o bebê. Ela me esclareceu, mas na hora, também me preocupou um pouquinho, porém já desencanei.

Quando uma mulher quer engravidar, o médico orienta para que a futura mamãe tome diariamente o famoso AF (ácido fólico), que auxilia na formação do cérebro e da coluna do bebê. No caso de quem teve onfalocele é importantíssimo e indispensável que tome o AF, meses antes de ficar grávida.

De acordo com o que ela me explicou, o que provavelmente causou a mal formação em mim, foi a deficiência de AF no organismo da minha mãe, pois antigamente as gestantes não tomavam AF durante a gravidez e muito menos faziam ultrassonografia, que poderia diagnosticar a onfalocele bem antes do bebê nascer. Explicou também, que a doença não tem nada haver com tipo sanguíneo do pai e da mãe ou coisa do tipo, como muita gente pensa.

Na hora fiquei preocupada, mas ela me disse que isso não quer dizer que eu também posso ter um bebezinho com mal formação, não é isso. Mas baseado no meu histórico, entendo que é exatamente por isso que quando formos ter um bebê, ela fará questão que eu tome o AF, meses antes de tentar engravidar.
   
Outra coisa que ela me esclareceu, é sobre o remédio que eu tomava para emagrecer (Femproporex). Não é cientificamente comprovado, mas em alguns casos de nascimento de bebês com mal formação, as mães haviam feito uso do femproporex um tempo antes de engravidar e este medicamento é considerado “faixa preta”... eu não sabia!
E o pilantra do Endocrinologista também não disse nada.
Conclusão: se acidentalmente eu ficasse grávida (pois vivo esquecendo de tomar a pílula), sem tomar o AF, fazendo uso do femproporex e com um histórico de onfalocele, adivinha o que teria acontecido?
Sim, eu teria grandes chances de ter um bebezinho com mal formação, mas como Deus é bom, Ele colocou a Dra. Elaine no meu caminho e é claro que eu parei de tomar!

Bom, já estou mais que esclarecida e quando for o momento certo, sei que Deus vai enviar um presentinho divino pra mim.

Nenhum comentário: